27 de julho de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Transporte sustentável

7 min read

Caminhão produzido em parceria com a Nikola

O Iveco Group  participa da IAA Transportation 2022 e apresenta inovações que representam um passo fundamental na estratégia do para oferecer uma gama completa de soluções de transporte sustentável para todos os clientes

O Iveco Group  participa da IAA Transportation 2022 – feira mundialmente conhecida de transporte e logística, em Hannover, Alemanha, de 20 a 25 de setembro – com três de suas marcas: Iveco, Iveco Bus e FPT Industrial.

Juntas, apresentam inovações que representam um passo fundamental na estratégia do para oferecer uma gama completa de soluções de transporte sustentável para todos os clientes, ao mesmo tempo em que contribuem para o compromisso de atingir zero carbono até 2040.

Os visitantes da IAA também poderão ver os resultados do “Iveco Group Way” em parceria com organizações relevantes, com ideias semelhantes e revolucionárias, como Amazon Web Services, Hyundai, Microvast, Nikola e Plus, impulsionando a transição para a mobilidade do futuro juntos.

Em Hannover, a Iveco e a Nikola Corporation dão corpo a uma nova era no transporte pesado de longo alcance e sem emissões, com o lançamento comercial do Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV) na configuração europeia.

Também é revelada a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que entrará no mercado europeu em 2024. Ambos os veículos são baseados na primeira plataforma modular elétrica para caminhões pesados articulados, para missões de aproximadamente 500 km (BEV) ou 800 km (FCEV) em configurações iniciais de lançamento.

Paralelamente, a montadora italiana também se destaca no setor dos veículos leves, lançando o novo eDAILY e apresentando o protótipo do veículo elétrico movido a célula de combustível eDAILY, alimentado pelo sistema de célula de combustível da Hyundai. Este avanço é um resultado tangível da colaboração entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company, que começou com a assinatura de um Memorando de Entendimento em março de 2022.

A mobilidade sustentável também é um foco importante para Iveco Bus e para a FPT Industrial. A Bus apresenta as suas soluções de transporte de passageiros com emissões zero com o novo E-WAY, ônibus urbano 100% elétrico. Enquanto isso, consistente com sua abordagem coordenada de múltiplas energias para a propulsão sustentável, a FPT revela três estreias mundiais: um motor multicombustível capaz de funcionar com gás natural, hidrogênio ou misturas de ambos, uma nova geração de eixos eletrônicos para veículos comerciais médios e pesados e uma nova bateria para ônibus.

O compromisso do Iveco Group em oferecer soluções inovadoras aos seus clientes também se estende aos campos de soluções FinTech e Transport Tech, e o IAA é a plataforma ideal para apresentar a nova entidade do Grupo recentemente anunciada: GATE – Green & Advanced Transport Ecosystem, um modelo de aluguel com tudo incluído e pay-per-use para caminhões e vans elétricos.

“O Iveco Group está em movimento e teremos um papel importante na definição do futuro da mobilidade”, disse Gerrit Marx, CEO do Iveco Group. “Estamos efetivamente aproveitando nossa forte herança e ofereceremos uma ampla gama de veículos comerciais movidos por uma mistura inteligente de combustíveis renováveis, bem como propulsões elétricas de bateria e célula de combustível, permitindo que nossos clientes operem com sucesso no mercado de transporte. Um mercado que não se concentrará em uma única tecnologia para substituir o diesel, não apenas por razões técnicas óbvias, mas também pela necessidade urgente de causar impacto agora e evitar outra dependência geopolítica de recursos vinculados a uma única fonte”, completou.

Iveco e Nikola

Junto a Nikola, foi apresentado o Tre Battery Electric Vehicle (BEV), para o mercado europeu e a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV).

Os dois veículos, adequados para missões de aproximadamente 500 km (BEV) ou 800 km (FCEV) em suas configurações iniciais, confirmam mais uma vez o visível avanço da parceria entre as empresas. Eles também são um testemunho das capacidades de última geração da fábrica de joint venture delas, inaugurada em 2021 em Ulm, na Alemanha, que possui uma linha de montagem projetada especificamente para veículos elétricos.

Este é um passo importante na jornada das empresas para atingir sua ambiciosa meta de zero emissões líquidas e desenvolver tecnologias inovadoras para mobilidade sustentável. De fato, a abordagem modular aplicada à plataforma Nikola Tre, capaz de hospedar tecnologias de propulsão de baterias e células de combustível, abre caminho para novos desenvolvimentos na oferta elétrica para o mercado europeu, ao mesmo tempo em que acelera a transição energética que o Iveco Group e a Nikola estão realizando.

“O Iveco Group e a Nikola desfrutam de uma parceria sólida que começou em 2019”, afirmou Gerrit Marx. “Juntos, cumprimos todos os marcos em nosso caminho para a implantação de caminhões pesados de emissão zero na América do Norte e na Europa, em um caminho rápido sem precedentes do design ao mercado, apesar de todos os desafios que enfrentamos ao longo do caminho. Temos a intenção de continuar com essa jornada acelerada e em constante evolução”.

“Os Tre BEV e Tre FCEVs de emissão zero da Nikola são verdadeiros divisores de águas no transporte comercial de caminhões”, acrescentou Michael Lohscheller, presidente da Nikola Corporation.

“Desenvolvidos especificamente como veículos elétricos, eles oferecem desempenho e experiência de direção que podem competir com seus pares movidos a diesel nas missões de serviço pesado mais difíceis. Os modelos promovem também soluções de emissão zero operacional e financeiramente viáveis para aplicações regionais e transporte de longa distância que darão aos clientes uma vantagem competitiva real”, informou Michael.

eDaily

Tanto o Iveco Group quanto a Hyundai têm metas de sustentabilidade ambiciosas, conforme demonstrado nos compromissos individuais, e estão alavancando de forma colaborativa para ajudar a acelerar a transição para zero carbono líquido. Desde a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) em março de 2022, eles formaram grupos de trabalho conjuntos em diversos fluxos tecnológicos para explorar maneiras de complementar um ao outro no desenvolvimento de veículos elétricos e propulsões alternativas.

No início de julho, as duas empresas anunciaram em conjunto veículos movidos a hidrogênio equipados com o sistema de célula de combustível da Hyundai, com esperadas vantagens relevantes em termos de desempenho e emissões. Assim, o eDaily Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que representa o potencial futuro do veículo de maior sucesso e produção mais longa da Iveco, com uma gama que atualmente inclui propulsões tradicionais, de metano/biometano e o novo veículo elétrico a bateria (BEV).

O protótipo funcional do eDaily FCEV está equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Seis tanques oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio.

O protótipo GVW (Peso Bruto do Veículo) de 7,2 toneladas foi testado na Europa, confirmando autonomia de 350 km, carga útil máxima de 3 toneladas e tempo de reabastecimento em 15 minutos. Enquanto o eDayli BEV, também lançado no IAA, é mais adequado para viagens curtas. O FCEV será uma opção ideal para entregas onde é necessário longo alcance com alta carga útil.

Uma parte integrante do eDaily FCEV é a bateria da FPT, enquanto o sistema de célula de combustível fornecido pela Hyundai é o último passo na jornada de mobilidade de hidrogênio de mais de 20 anos da empresa.

A avançada tecnologia de célula de combustível da marca asiática já está em uso em várias aplicações, especialmente no setor de veículos comerciais. O sistema registrou mais de 4,5 milhões de km na Suíça em caminhões pesados, mostrando alto desempenho e confiabilidade. O slogan “Engineered by Iveco Group, powered by Hyundai” reflete essa cooperação mutuamente benéfica e também será o motor de iniciativas semelhantes no futuro.

“Após o recente anúncio de que a Iveco Bus equipará seus futuros ônibus movidos a hidrogênio com nossas células de combustível. O modelo movido a hidrogênio é outro exemplo concreto do que podemos realizar trabalhando juntos para acelerar a transição para a neutralidade de carbono”, comentou Martin Zeilinger, chefe da unidade técnica de desenvolvimento de veículos comerciais da Hyundai Motor Company. “A parceria entre as duas empresas tem se mostrado muito bem sucedida e esperamos maiores resultados nos próximos anos”, completou.

“No dia em que anunciamos que nosso projeto eDaily elétrico a bateria se tornou realidade, estamos entusiasmados em apresentar o primeiro veículo da gama movido a hidrogênio ao mundo. Com base neste protótipo, pretendemos lançar uma pequena série de unidades FCEV para teste com clientes selecionados até o final do próximo ano”, disse Marco Liccardo, diretor de tecnologia e digital do Iveco Group.

“Este marco emocionante em nossa jornada de sustentabilidade é o resultado da colaboração bem-sucedida entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company e mostra como podemos alcançar resultados tangíveis em um curto espaço de tempo, combinando nossos pontos fortes”, finaliza Marco.

O Iveco Group e a Hyundai também estão examinando outras opções de colaboração, desde produtos de venda cruzada em regiões selecionadas do mundo até desenvolvimentos conjuntos em automação e conectividade de veículos.

Além disso, a Hyundai também está considerando oportunidades de fornecimento da FPT Industrial na área de powertrains convencionais de próxima geração para veículos comerciais. Desenvolvimentos como esses demonstram o compromisso das empresas em buscar todas as oportunidades valiosas e as duas partes estão confiantes de que os projetos em andamento darão resultados em um futuro próximo.                      

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Deixe um comentário

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br