20 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Bruno Tortorello, CEO da Jadlog

Inteligência logística

Jadlog investe em tecnologia para garantir inteligência logística e melhor experiência dos clientes do e-commerce. Soluções tecnológicas, que aperfeiçoam a rastreabilidade e o fluxo de informações da primeira até a última milha, incluem sistema de rastreamento de encomendas, uso de APIs, estrutura de dados robusta e escalável, monitoramento e estabilidade da rede

Para aprimorar o sistema que monitora a todo momento a localização de uma encomenda, fornece informações e comunica-se com clientes, bem como prevê o caminho a ser seguido na última milha, a Jadlog, a transportadora privada mais utilizada pelo e-commerce, investe em inteligência logística.

O objetivo é elevar a adoção de soluções tecnológicas 100% integradas e com visão 360 graus do negócio, que englobam todo o ecossistema logístico da empresa, incluindo as franquias, filiais e os pontos Pickup.

“A rastreabilidade da encomenda durante todo o percurso é obrigatória no e-commerce, não só para o nosso controle e qualidade, mas para suprir nossos clientes com informações precisas e em tempo real, sejam eles embarcadores, sellers de marketplaces ou consumidores. Por isso, o investimento em Inteligência Logística é fundamental”, explica Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.

A integração logística, que é a troca de informações entre os sistemas do embarcador e o da transportadora, é o ponto de partida, e a Jadlog vem aprimorando a sua infraestrutura tecnológica própria para viabilizar o processo de integração logística da forma mais simples possível.

A nova plataforma de integração logística da Jadlog atende embarcadores de todos os tamanhos, permitindo a cotação do frete, a checagem da situação da encomenda e a confirmação da entrega, além da possibilidade de gerar faturas e cobranças.

Traz mais agilidade e governabilidade para todos os tipos de integração logística, seja por API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações), o sistema mais atual, ou por EDI (Eletronic Data Interchange, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados), o mais antigo e consolidado.

Com o objetivo de criar uma estrutura de dados ainda mais robusta e organizada, com interação com diversas fontes, e que seja segura e capaz de ser escalável, a Jadlog está aprimorando a sua atuação com ferramentas de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócio), bem como em Data Analytics, com a expansão de seus Data Warehouses (ou Armazém de Dados). O objetivo é ganhar agilidade na construção e na análise interna dos indicadores e das informações a serem compartilhadas com seus clientes.

Adicionalmente, com o intuito de colaborar com o melhor fluxo possível de informações precisas e em tempo real, a Jadlog expandiu sua célula NOC (Network Operations Center, ou Centro de Operações de Rede) para elevar o monitoramento e a estabilidade da rede e, ao mesmo tempo, antecipar ou diagnosticar eventuais falhas que possam prejudicar a comunicação e o negócio como um todo.

A segurança da informação é outro ponto importante e, neste sentido, a Jadlog está desativando antigos métodos de integração, algo que traz maior segurança inclusive para os clientes, e investindo na atualização de datacenters, no uso de soluções em nuvem e na descontinuidade de tecnologias legadas.

Dentro de todos os processos, a transportadora preza pelo cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e dos sistemas de gestão de continuidade de negócio, que devem seguir os padrões mais exigentes de mercado e atuar da mesma forma em favor das boas práticas de comunicação.

“Estes projetos demonstram como a Jadlog está se aperfeiçoando digitalmente para entregar soluções mais alinhadas com os anseios de nossos cientes. E vamos além, porque miramos em deixar felizes os clientes dos nossos clientes e isso se obtém com a entrega de informações em todo o fluxo logístico, da primeira até a última milha”, observa o CEO da Jadlog.

Jadlog

A Jadlog é uma das maiores empresas de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do País com mais de 16 anos no mercado. Em janeiro de 2017 se associou com a DPDgroup, a segunda maior rede de entrega de encomendas internacionais da Europa, que adquiriu 98% da empresa.

Destacando-se no mercado pela rapidez e qualidade de seus serviços, a Jadlog dispõe de uma das maiores estruturas de distribuição porta a porta de encomendas do Brasil. Através de sua rede de franquias, com mais de 500 unidades espalhadas por todas as capitais, Distrito Federal e principais cidades, a empresa atende todos os municípios brasileiros. A Jadlog utiliza toda a aviação comercial e cargueira do país. A frota terrestre dedicada é formada por mais de 240 caminhões e carretas e 2,5 mil utilitários.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br