22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Arocs: operação pesada no ES

Modelo da Mercedes-Benz entrega mais economia e produtividade para a Cattegran no transporte de granito e reduz e até 15% o consumo de combustível. Velocidade operacional salta de quatro para nove km/h nas movimentações dentro da mina da empresa no Espírito Santo

Os caminhões extrapesados Arocs 8×4, da Mercedes-Benz, voltados para as severas operações off-road da mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura, vêm mostrando excelentes resultados para a Cattegran Granitos do Brasil, empresa capixaba que produz com exclusividade o granito Branco Siena, um dos mais utilizados em projetos industriais e residenciais no país.

Os veículos (quatro ao todo) operam na mina localizada na cidade de Governador Lindenberg, no norte do Espírito Santo, e foram comercializados pelo concessionário Vitória Diesel, tendo sido entregues em abril deste ano. A Cattegran possui mais 12 modelos da montadora alemã em sua frota.

“Após os primeiros meses de operação, já chegamos até 15% de redução no consumo de combustível, em comparação com o Actros 8×4, que trocamos nessa renovação de frota”, afirma Renan Catelan Filho, CEO da Cattegran Granitos do Brasil. “Isso nos surpreendeu positivamente, assim como também a velocidade operacional que alcançamos com o Arocs, que saltou de quatro para nove km/h”.

“O Arocs é a melhor ferramenta já vista no mercado para a mineração”, destaca Renan. “Esse caminhão trabalha numa operação bem severa nas movimentações de granito, devido ao peso elevado e ao formato deste minério e também porque o veículo atua em terrenos muito íngremes, que chegam até 120 metros de profundidade”, completa o empresário.

Conforme a empresa, os motoristas estão muito satisfeitos com a cabina mais moderna, prática e funcional do caminhão, que traz uma maior amplitude visual da operação, e com a excelente ergonomia do Arocs.

Eles também elogiam o sistema de freio eletrônico (EBS), a função Hold, além do freio de estacionamento eletrônico com ativação automática ao abrir a porta com o veículo parado, evitando que o caminhão se mova involuntariamente mesmo se o motorista esquecer de acioná-lo. Além disso, está equipado com o sistema de auxílio de partida em rampas, que auxilia o motorista nas subidas e traz mais segurança para o transporte.

“O Arocs reúne todos os requisitos necessários para uma entrega eficiente, segura e com velocidade operacional surpreendente. E mais, a tecnologia embarcada também nos surpreendeu positivamente”, informa o CEO da Cattegran.

O cliente ressalta ainda que a chegada do Arocs na empresa representa um grande marco para o segmento de mineração do Espírito Santo. “Foi à solução que encontramos na Mercedes-Benz. É louvável o projeto da marca para a mineração em geral, como também para terraplenagem. O Arocs está preparado para encarar os desafios das movimentações de minério, com confiança e segurança na atuação do veículo”.

Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, O sucesso do Arocs nas severas operações da Cattegran reafirma que o gigante off-road está entregando o que foi prometido em seu lançamento no final do ano passado, especialmente economia e produtividade, como constata o cliente capixaba, que é líder no setor de granitos.

“O Arocs trouxe novos patamares de força, robustez e tecnologia para o nosso mercado, a partir das demandas dos clientes. Ou seja, estamos seguindo nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. Neste caso, as mineradoras falaram e captamos suas opiniões, avaliações e sugestões para entregar uma solução completa aos clientes, o que envolve serviços focados nesse setor”, diz Leoncini.

Atendimento vocacionado

 “Com a chegada do Arocs, estamos iniciando uma nova jornada com a Mercedes-Benz e a Vitória Diesel, com expectativa de muito sucesso”, afirma Renan Catelan Filho. “Temos relacionamento e amizade com os parceiros do concessionário. Ligou, eles nos atendem rapidamente, dando atenção para nossas necessidades. Aliás, estamos finalizando a construção de uma base de serviços de manutenção dentro da nossa mina de Governador Lindenberg e a Vitória Diesel terá uma estrutura própria nessa área para nos dar apoio total e rápido de peças e serviços. Um bom exemplo é a disponibilização de uma cesta de peças do Arocs, o que facilita muito a assistência técnica do caminhão. Por tudo isso, o Arocs é o melhor custo/benefício do mercado dentro da nossa realidade, bem distante dos seus concorrentes”, conta o empresário.

“Estamos vivendo um grande marco para o segmento de mineração em nosso Estado. Com a Cattegran, celebramos esse marco por meio da entrega do Arocs, o caminhão nascido da força. Ele foi desenvolvido nos mais altos padrões de sustentabilidade e no alto dos seus 510 cavalos entrega 245 mkgf de torque, arrasta 150 toneladas e transporta 58 toneladas. Agradecemos à Cattegran por nos desafiar e por se aliançar com a Vitória Diesel”, ressalta Alberto Nascimento, diretor comercial do concessionário.

De acordo com Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil, com a chegada do Arocs, a montadora revolucionou o portfólio de produtos e serviços.

“Subimos vários degraus na oferta de soluções focadas e atendimento vocacionado para operações fora de estrada. A presença da Vitória Diesel na oficina da Cattegran mostra muito bem esse compromisso. Nosso objetivo é que os clientes alcancem mais disponibilidade com seus caminhões, mais produtividade e mais rentabilidade. Onde quer que eles precisem, nós, da fábrica e da rede de concessionários, estaremos ao seu lado para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road”, diz Silvio.

Produção pesada

A produção média da Cattegran é de aproximadamente 40 mil metros cúbicos de granito por ano, que são transformados em blocos e comercializados para indústrias de todo o Brasil, principalmente do Espírito Santo. A capacidade da empresa é de produção de 400 blocos por mês, que variam de 5 a 12 metros cúbicos de tamanho.

Os blocos são beneficiados e seguem para depósitos, marmorarias e empresas do setor, alcançando depois o consumidor final em obras de residências e de edifícios comerciais. 70% das entregas são feitas por frota própria da Cattegran, na qual se inserem três caminhões extrapesados Mercedes-Benz Actros rodoviário, e o restante é retirado por seus clientes.

Os Arocs da Cattegran utilizam básculas de 22 metros cúbicos. Transportam terra in natura e cascalho, terra molhada derivada da extração de minério, rochas de até três metros cúbicos, rochas menores e britas. O Arocs faz toda a movimentação dentro da área de extração.

Arocs 8×4

 Caminhão extrapesado basculante, o Mercedes-Benz Arocs 8×4 veio revolucionar as operações fora de estrada no Brasil, sendo indicado para mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. O modelo tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. Ele está preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga, dependendo do peso específico do material.

Com muita força e muita robustez, o Arocs 8×4 foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Mesmo sob temperaturas muito altas ou baixas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.

“O Arocs 8×4 traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, ele foi desenvolvido e intensamente testado pelos nossos engenheiros em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, afirma Roberto Leoncini.

“Ou seja, esse nosso gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes. Com isso, o Arocs é a nova referência em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada no Brasil, como em avançada tecnologia, conforto e praticidade”.

Cattegran Granitos

A Cattegran Granitos do Brasil é uma empresa capixaba do setor de rochas ornamentais. Possui garantia de fornecimento do Branco Siena, um dos granitos mais utilizados por arquitetos e designers de interiores em projetos empresariais e residenciais.

Possui uma jazida própria do granito Branco Siena na cidade de Governador Lindenberg, no norte do Espírito Santo. Já a sede administrativa e um depósito de blocos estão localizados na Rota do Granito, em Colatina, no mesmo estado, que é o maior produtor mundial de rochas ornamentais e também um dos maiores de mármore e granito.

A história da Cattegran é marcada pela paixão da família Catelan pela mineração. Em 2004, Renan Catelan começou a registrar área para a extração do Branco Siena. As atividades começaram oficialmente em abril de 2006.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br