20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

MB lança o FleetBus

Inovador serviço 4.0 de telemetria e conectividade é destinado para empresas de ônibus. Sistema exclusivo da marca para gestão de frota  oferece diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados e diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo

A Mercedes-Benz do Brasil, sempre atenta às demandas das empresas de ônibus, lança um inovador sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota. Chega ao mercado o exclusivo FleetBus, serviço 4.0 que permite uma ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Essa novidade chega ao mercado com um grande diferencial: monitoramento e disponibilização de informações em tempo real. Está disponível para todo o portfólio da marca – já incluindo o chassi de ônibus elétrico urbano eO500U.

 “Nossos clientes sempre nos pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos seus veículos. Está aí então o FleetBus, mais uma tecnologia robusta e eficiente com a qualidade e a credibilidade da nossa marca, disponível para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Essa ferramenta inovadora foi totalmente desenvolvida no País, dentro da realidade do transporte de passageiros e de acordo com o perfil dos frotistas do setor. Trabalhamos neste serviço 4.0 pensando em todos aqueles que estão envolvidos no ecossistema do transporte responsável, seguindo, aliás, os pilares ESG da nossa empresa”, completa o diretor.

“Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO, que é o custo operacional total ao longo da vida útil do ônibus”, diz Walter Barbosa. “Essa novidade poderá ser contratada pelos clientes ainda este ano e contará com novas funcionalidades a partir de 2023”.

Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, o FleetBus está disponível para todos os segmentos de ônibus do mercado, envolvendo modelos Mercedes-Benz zero km Euro 6 da linha 2023 e veículos produzidos desde 2012 (Euro 5). Na preparação dos ônibus é necessária a instalação de um kit de conectividade composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas que poderá ser adquirido em nossa rede de concessionários.

“Com o FleetBus, estamos entrando numa nova era de Serviços 4.0 da Mercedes-Benz para clientes de ônibus, fortemente marcada pela telemetria e conectividade”, destaca Walter Barbosa. “Dessa forma reforçamos o maior portfólio de serviços do Brasil para acompanhar a evolução do mercado e dos nossos clientes. Afinal, eles também estão avançando muito com conceitos da Indústria 4.0”.

O novo Serviço 4.0 da Mercedes-Benz para Ônibus foi criado e desenvolvido juntamente com empresas de grande experiência no mercado brasileiro e também latino-americano, norte-americano e europeu. O portal de acesso foi desenvolvido pela Clever Devices, que tem grande experiência em ITS (conjunto de softwares e tecnologias integradas que permitem o gerenciamento do transporte público) e telemetria.

Diversas funcionalidades e diagnose em tempo real

Entre as principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre onde e quando os eventos ocorreram) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução. O sistema lê detalhadamente o que acontece com o ônibus. Com isso, as avaliações são mais precisas, gerando confiança e, principalmente, resultados concretos para os clientes.

Com interface Web e uso intuitivo e amigável, o novo serviço trará mais vantagens aos clientes. Ele contribuirá, por exemplo, para que os ônibus da frota fiquem mais tempo em circulação, gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de diesel traz o benefício de menos emissão de poluentes.

Com a ferramenta Safety Score, o sistema contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

Além da segurança, o sistema também monitora itens de desempenho, economia e outros, como as falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real. No caso do eO500U serão monitorados dentre outros itens, a carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de energia por quilometro rodado.

Com essas informações, o gestor da frota verifica a operação do ônibus e o comportamento de condução. A partir disso, pode tomar medidas que aumentem a eficiência, segurança e consumo, otimizando custos. A avaliação do desempenho do motorista pode, por exemplo, ajudar em ações de aprimoramento da condução e de treinamento.

Ecossistema Mercedes-Benz de segurança e confiabilidade

A solução que a marca irá entregar aos clientes vem atrelada a um ecossistema de segurança e confiabilidade. Em primeiro lugar, trata-se do serviço de telemetria e conectividade oficial da Mercedes-Benz para ônibus da marca. O cliente ganha em segurança na aquisição dos dados. E como o hardware já sai instalado de fábrica (item opcional), não há risco de interferência na eletrônica do veículo.

Por meio do Fleetbus, o cliente receberá informações irrestristas e ilimitadas diretamente do CAN dos ônibus Mercedes-Benz. A rede CAN dos ônibus agrupa informações oriundas dos módulos eletrônicos do veículo, que monitoram várias funções, como motor, transmissão, freios, painel de instrumentos e outros. Todos esses módulos conversam pela rede CAN, onde as informações e dados trafegam com total privacidade.

A proteção contra interferências externas preserva a segurança dos dados e também a qualidade do sistema, evitando riscos de falhas por intervenções indevidas e não autorizadas. “Quem entrega os dados aos clientes e assegura sua robustez é a própria Mercedes-Benz. Com isso, só a nossa empresa e os clientes têm acesso às informações de telemetria do sistema CAN”, diz o executivo. “Ou seja, vamos oferecer mais segurança, proteção e confiabilidade para os gestores das empresas de ônibus”.

O FleetBus foi desenvolvido conforme as novas normas de proteção de dados LGPD e GDPR. Além disso, traz o conceito de Arquitetura Cyber Security desde fábrica, estando protegido de invasão indevida.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br