20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Ricardo Góes e Bruno Muniz, sóceios executivos da Gaudium

Manual de segurança no trânsito

Gaudium lança manual de segurança no trânsito para aplicativos de transporte. Guia é direcionado a empresas, motoristas e passageiros e traz dicas práticas e orientações para deixar viagens mais seguras

Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, mais de 630 mil acidentes de trânsito foram registrados no país em 2021, com um total de 11.647 óbitos. Nas rodovias federais, o volume de acidentes aumentou em relação a 2020, interrompendo uma queda consecutiva desses números, que vinha sendo observada desde 2011, segundo o Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal.

Para ajudar motoristas e passageiros a terem mais segurança no trânsito, a Gaudium, dona da Machine, software para criação de apps de mobilidade e logística, responsável pela tecnologia de aplicativos de transporte e de entregas em mais de 1500 cidades no Brasil, lançou um manual de segurança no trânsito voltado a aplicativos de transporte.

 “Acidentes podem acontecer, mas a precaução pode evitá-los e essa responsabilidade é de todos, inclusive das empresas de aplicativo de transporte, seus motoristas e passageiros, que devem ser conscientizados sobre a importância de atitudes responsáveis para um trânsito seguro”, defende Ricardo Góes, sócio-executivo da Gaudium.

O manual lançado pela Gaudium é dividido em três partes. A primeira é direcionada às empresas e apresenta o que elas devem fazer para garantir a segurança do motorista e do passageiro. Entre os pontos abordados no guia, estão garantir remuneração justa, disponibilizar ambientes de descanso para os condutores e blindar o profissional de possíveis pressões de passageiros.

O material segue com uma parte dedicada aos motoristas, pois são eles que estão na linha de frente no tráfego e possuem papel importante na hora de orientar os passageiros, alertar as empresas e seguir as regras. Nesse bloco do manual, eles são orientados, entre outros cuidados, a não ceder à pressão dos usuários, respeitar os limites de velocidade, não transportar mais pessoas que o máximo permitido, realizar pausas durante o dia e não usar o celular enquanto dirigem.

 O manual finaliza com orientações aos viajantes. É importante que eles sigam as orientações, como usar sempre cinto de segurança, não pressionar o motorista para que ele cometa irregularidades, transportar crianças no dispositivo adequado e comunicar a empresa responsável caso observem conduta imprudente do condutor.

Para os donos de aplicativos que usam a tecnologia da Machine (pertencente a Gaudium), o guia está disponível dentro da plataforma. O público geral pode acessar através do Conecta, portal de educação e conteúdo da Gaudium, no Conecta.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br