Presença maciça na África
Marcopolo fecha a maior exportação do ano e enviará 472 ônibus para o continente. Veículos serão utilizados no sistema de transporte urbano de Abidjan, na Costa do Marfim
A Marcopolo embarcou o primeiro lote de 109 ônibus urbanos de um total de 472 unidades adquiridas pela Scania West Africa e que serão fornecidas para o operador Sotra – Société des Transports Abidjanais – para utilização no sistema de transporte da Abidjan, na Costa do Marfim. Os veículos, dos modelos Viale BRS, Viale BRS Articulado e Volare serão entregues em lotes mensais até julho de 2022.
“Este negócio demonstra todo o empenho da Marcopolo em desenvolver novos negócios e mercados e reforça a nossa expressiva e crescente presença no continente africano”, salienta Ângelo Luís Corsetti Oselame, coordenador comercial mercado externo para a região do Oriente Médio e África da Marcopolo. De acordo com o executivo, apenas nos últimos seis anos a empresa já exportou cerca de cinco mil ônibus para mais de 20 países da África.
A presença da Marcopolo na África vem crescendo significativamente nos últimos anos. Em 2018, a empresa já havia fornecido 500 ônibus do modelo urbano Torino para o Projeto Avante, Programa de Mobilidade Escolar da Angola, e outras 300 unidades de ônibus BRT para a Nigéria, em parceria com a Scania. Em 2019, foram outras unidades de veículos BRT para a Nigéria e, no ano passado, mais 4406 veículos para a República Democrática do Congo e 130 urbanos para Angola.
Para atender às necessidades do operador Sotra, a Marcopolo vai estabelecer suporte local e apoiar a Scania no serviço e manutenção dos veículos, com assistência técnica e centro de peças de reposição em Abidjan. Com esse negócio, são mais de 1.000 unidades do modelo Viale rodando nos países da África Ocidental (West Africa).
Os ônibus Marcopolo Viale têm forte imagem, nos mais diferentes mercados do mundo, pela sua robustez e confiabilidade. Do total de 472 unidades, serão 402 veículos do modelo Viale BRS, com chassi Scania K250 UB, de 13 metros de comprimento e capacidade para 29 passageiros sentados, equipados com duas portas, tomadas USB nos assentos e itinerários eletrônicos.
Ainda 50 unidades do modelo Viale BRS Articulado, com chassi Scania K320UA Euro 6 GNV, de 18 metros de comprimento, três portas, 48 assentos com tomadas USB e itinerários eletrônicos, e 20 micro-ônibus Volare Fly 10 Urbano, com chassi Volkswagen 10.150, nove metros de comprimento, 29 assentos e sistema de ar-condicionado, complementando o portfólio de produtos da Marcopolo no projeto.
Um dos destaques desse projeto de Abidjan são os 50 ônibus Viale BRS com tecnologia Euro 6 movidos a GNV (Gás Natural Veicular). Os veículos, com fonte de combustível alternativa e sustentável, estão alinhados com a estratégia da Marcopolo de colaborar e incentivar novas tecnologias limpas para a preservação ambiental nos principais mercados que atua no mundo.
“Apesar do cenário de pandemia em 2021, as vendas da Marcopolo no continente africano se mantiveram e representam parte importante do resultado da companhia. Além de clientes tradicionais, a empresa também conquistou novos clientes e fortalece ainda mais sua posição como fornecedora de soluções sustentáveis para mobilidade urbana”, finaliza André Armaganijan, diretor de operações internacionais e comerciais.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br