20 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Em prol do caminhoneiro

Truck Pad é um aplicativo que descomplica o cálculo do frete através de tecnologia. Com mais de um milhão de motoristas, disponibilizou 14 milhões em fretes apenas em novembro

Calcular o frete de um transporte rodoviário de cargas nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo quando o preço dos combustíveis está elevado. Caminhoneiros transportam sem receber o devido lucro e transportadoras não fazem o repasse corretamente, gerando um profundo desequilíbrio e instabilidade na própria categoria, que até março deste ano somava mais de 700 mil caminhoneiros autônomos, segundo boletim informativo do Ministério da Economia.

Ainda de acordo com os dados, que tem como base também a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o total desses profissionais representava 38% da frota de veículos de carga no país. Apesar disso, em média, apenas 13% do valor do frete se traduz em renda efetiva para o transportador autônomo, conforme o próprio boletim.

Com base nos números, é possível traçar uma ideia de como o pagamento correto do frete é importante e faz a diferença na renda do caminhoneiro. Para isso, o mercado dispõe de soluções que agilizam esse processo e trazem maior concorrência para o segmento, como é o caso da TruckPad , maior plataforma da América Latina de conexão de cargas e caminhoneiros autônomos, que oferece esse suporte agindo como um facilitador para ambas as partes.

“Hoje a plataforma é muito mais do que uma simples conexão entre dois extremos. Estamos atentos às reais necessidades do mercado e construímos uma ferramenta que, além de fazer o cálculo do frete, traça rotas e seleciona perfis de motoristas, além de oferecer demais serviços que desburocratizam o dia a dia da transportadora e do caminhoneiro”, ressalta Carlos Mira, CEO e Fundador do TruckPad.

Apenas em novembro, o aplicativo disponibilizou 14 milhões em quantidade de fretes, sendo que apenas por sua carteira digital, chamada de TruckPad Pay, foram movimentados R$ 4 milhões. A carteira digital permite que as transportadoras paguem à vista os motoristas contratados, direto pelo celular. As transações realizadas por este serviço têm dobrado a cada mês. Hoje a plataforma conta com mais de 18 mil empresas e um milhão de motoristas cadastrados.

“Estamos levando a logística para uma nova direção com esta solução, que é muito necessária no mercado de transporte rodoviário. Unimos uma tecnologia de ponta com as melhores transportadoras e os motoristas, criando, assim, o maior ecossistema logístico online do Brasil”, reforça o executivo.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br