27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

3M e o caminhão elétrico

Empresa incorpora primeiro veículo com este sistema à sua operação no Brasil. O caminhão contribui para que a 3M Brasil deixe de emitir 30 toneladas de CO2 por ano

A 3M Brasil acaba de incorporar um caminhão elétrico à sua operação em Sumaré, interior de São Paulo. É o primeiro veículo eletrificado da empresa no país e a iniciativa contribui com os objetivos de sustentabilidade da 3M. Com a utilização deste veículo, a 3M deixa de emitir aproximadamente 30 toneladas de CO2 por ano. Até janeiro, a empresa planeja incorporar mais um caminhão elétrico nas operações da sua unidade de Itapetininga, também no Interior de São Paulo.

Para inserir o veículo na operação, a 3M criou rotas inteligentes para otimizar o tráfego do caminhão. “Selecionamos alguns clientes da região para fazer as entregas e, na volta, o veículo coleta matéria-prima de fornecedores para levar para a 3M. Antes, o caminhão convencional fazia a rota de entrega e voltava vazio para a base da empresa”, explica Rodrigo Belinazzo, supervisor de logística da 3M do Brasil.

Com autonomia para trafegar 250 quilômetros com uma única carga, o caminhão elétrico tem capacidade para transportar até 3,5 toneladas. O projeto está sendo realizado em parceria com a Transportadora De Santa, proprietária do veículo, que tem sede em Sumaré.

3M

Na 3M, aplica-se a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 32 bilhões em vendas globais em 2020.

No Brasil, o Grupo 3M conta com três fábricas instaladas no estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2020 alcançou faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões no país, onde conta com cerca de 3.300 funcionários.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br