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De olho no peso

Nova norma prevê pesagem de caminhões em movimento para coibir excesso de carga nas estradas. A norma ainda promoverá integração de usuário, concessionária e órgão regulador e resultará em competitividade das empresas de transporte e segurança nas estradas

Fiscalizar o excesso de peso de cargas é considerado um dos principais desafios nas rodovias brasileiras. Transportar mais do que o permitido acarreta não apenas em acidentes, tombamento e riscos para frota e a vida dos motoristas, mas também traz impactos significativos para malha asfáltica das estradas.

Para garantir segurança e competitividade para empresas de transporte, concessionárias, usuários e órgãos de fiscalização, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançará a norma NBR ISO 15638-20 sobre pesagem em movimento para veículos de carga.

A nova norma prevê especificações para sistemas de pesagem embarcada e em movimento, Weight in Motion, em inglês (WIM) em rodovias. As tecnologias contam com sensores, câmeras, escâneres, sistema de monitoramento por radiofrequência (RFID), entre outros, para fiscalizar veículos e caminhões sem que haja a necessidade das já conhecidas paradas obrigatórias nas balanças rodoviárias, além de identificar danos causados pela carga no pavimento, por exemplo.

O sistema já está em teste no país e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem se mobilizando para a implantação em 180 pontos de rodovias.

“A norma promoverá integração de usuário, concessionária e órgão regulador e resultará em competitividade das empresas de transporte e segurança nas estradas”, afirma Mario William Esper, presidente da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e diretor da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

A ABNT NBR ISO 15638-20 faz parte de uma série de 24 documentos internacionais adotados no Brasil pelo Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-016). A ideia é que em breve sejam publicadas normas complementares abordando temas como padronização da estrutura física das estradas, sinalização e equipamentos eletrônicos.

O anúncio será feito durante o 14º ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção, no dia 29 de novembro, das 9h às 13h, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em evento híbrido.

Responsabilidade de peso

Na cadeia de transporte de cargas, o excesso de peso é considerado o grande vilão nas estradas brasileiras. Para garantir a adesão do setor a um movimento amparado por legislações, normas, certificações e aplicação de novas tecnologias para conter os impactos em veículos e rodovias causados pela sobrecarga, a ABNT participa de inúmeras iniciativas.

Uma delas é a parceria com o Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo e Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindipedras/Sindareia), para garantir processo de certificação do Limite Legal de Peso.

O Programa Específico de avaliação do Limite Legal de Peso (PE 423) tem o objetivo de certificar as empresas associadas ao Sindipedras/Sindareia a partir da implantação de um sistema de gestão de seus serviços. Dessa forma poderão melhorar sua eficiência e reputação no setor de agregados, mostrando idoneidade e confiabilidade de suas operações comerciais, particularmente na precisão da quantificação dos produtos adquiridos pelos clientes, além de obterem um diferencial competitivo no mercado.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

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