20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Economizando combustível

Copapel tem reduzido seus gastos com combustíveis. Com ajuda da tecnologia da AgileProcess, a empresa passou a economizar ao diminuir cerca de 20% os quilômetros rodados mensalmente

Com o preço do diesel cada vez mais alto, soluções que ajudam a economizar com gastos de combustível são mais do que bem-vindas. É o que possibilita a tecnologia da AgileProcess – empresa de tecnologia inteligente para otimização logística – que conta com a ajuda de inteligência artificial para sequenciar as entregas de transportadores e traçar em segundos as melhores rotas. Com a ferramenta, é possível diminuir em até 30% os custos logísticos no fim do mês.

O sistema também evita atrasos nos prazos de entregas e permite uma visualização completa das etapas e processos em tempo real. Fatores esses, que foram determinantes para a otimização da logística da Copapel, maior empresa fornecedora de produtos e serviços para higiene e limpeza profissional do sul do Brasil, que traçava suas rotas à mão e não conseguia acompanhar suas entregas.

Os motoristas também executavam os trajetos sem consultar o GPS e acabavam entrando em rodovias com muito trânsito, consequentemente, atrasando a programação e gerando gastos extras de tempo e dinheiro.

O CEO da AgileProcess, Evilásio Garcia, explica que a Copapel também notou um custo desnecessário com horas extras para os motoristas, pois ao fim do dia deveriam dar baixa nas notas das entregas e elaborar a programação do dia seguinte, nota a nota, gerando assim, uma carga horária de até 3h a mais por dia.

“Essa economia de até 30% nos gastos com combustível e eficiência das entregas também pode ser determinante para a sobrevivência de um negócio, especialmente pequenos e médios, que dispõem de menos capital de giro do que grandes empresas e precisam garantir entregas pontuais para zelar por sua imagem de empresa confiável”, complementa.

Olhando de forma personalizada para as dificuldades da empresa de higiene, a Logtech (empresa de tecnologia aplicada ao transporte) integrou à operação um roteirizador inteligente de entregas para reduzir os gastos com combustível e o tempo manual de sequenciamento das rotas.

Já para diminuir a sobrecarga horária dos motoristas e permitir que eles saíssem dentro do horário de expediente, foram implementados comprovantes digitais, que enviam as informações das entregas em tempo real para a base. Com isso, foi possível melhorar também a visibilidade das entregas tanto para os gestores, quanto para os clientes, que conseguem acompanhar todo o percurso de seus produtos e ter precisão sobre o horário de entrega, evitando desencontros.

“Conseguimos, com a ajuda da ferramenta, economizar cerca de mil litros de combustível de um mês para outro, com média de 15% a 20% de km rodados a menos por mês. Esses valores puderam ser investidos em outros pontos de melhorias, como na frota e implantação de novas tecnologias”, explica Jonatan Benkendorf, gerente de operações da Copapel.

Jonatan destaca também outros benefícios que foram importantes após a implantação do roteirizador em todas as operações da empresa. “O acompanhamento das entregas em tempo real ajudou muito a realizar ações para facilitar as rotas e tomar decisões mais rápidas, sabendo exatamente onde cada veículo está”, finaliza.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br