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Komatsu implanta sistema autônomo de transporte na Boliden. 11 caminhões 930E-5 de ultra classe estão em Aitik, uma das maiores minas de cobre a céu aberto da Europa realizando o trabalho

A Komatsu e sua subsidiária Komatsu Europa anunciaram a implantação do FrontRunner, um sistema autônomo de transporte (AHS), em 11 caminhões 930E-5 de ultra classe, em Aitik, uma das maiores minas de cobre a céu aberto da Europa, localizada no Norte da Suécia e de propriedade da empresa sueca Boliden.

A Boliden é uma empresa de metais com foco no desenvolvimento sustentável. A companhia, que atua nas áreas de exploração, mineração, fundição e reciclagem de metais, é a pioneira na utilização deste sistema autônomo na Europa. Junto com a Hesselberg Maskin AB, o distribuidor local da Komatsu, a Komatsu Europa também fornecerá treinamento e suporte aos profissionais que operam na mina durante todo o projeto.

A expectativa é de que o FrontRunner garanta melhoria significativa para a frota da Boliden em sua mina Aitik. A tecnologia da Komatsu oferece automação que pode render benefícios substanciais para uma operação de mineração.

Segundo a Komatsu, a combinação da confiabilidade e durabilidade dos caminhões elétricos com o poder da tecnologia inovadora de transporte autônomo ajudou os clientes de mineração em todo o mundo a aumentar a produtividade e reduzir o custo total, ao mesmo tempo que promove zero dano.

O Komatsu FrontRunner é um sistema comprovado, com mais de quatro bilhões de toneladas movimentadas desde sua primeira implantação comercial em 2008 na mina de cobre Gabriela Mistral (Gaby) da Codelco, no Chile.

A abordagem da Komatsu para o FrontRunner AHS reúne caminhões basculantes de classe superior com o sistema de gerenciamento de frota Dispatch da Modular Mining, líder da indústria, o sistema de gerenciamento preferido em nove das 10 maiores operações de mineração no mundo. A tecnologia permite 100% de conformidade com sua comprovada metodologia de otimização.

Conforme a multinacional japonesa, os minerais essenciais para sustentar a sociedade moderna estão ficando mais difíceis de encontrar e de minerar, e os clientes confiam nas empresas de mineração para fornecer esses recursos.

O investimento nos 11 caminhões da classe ultra 930E-5 automatizados, é de um total de SEK 218 milhões (25 milhões de dólares aproximadamente). Embora a taxa de produção na Boliden Aitik permaneça constante, o trabalho de transporte necessário está aumentando com o tamanho e a profundidade da mina, explicou a Boliden.

A automação da frota de caminhões de transporte aumentará a produtividade e a utilização de ativos para atender às demandas crescentes de transporte na mina, mantendo a competitividade de custo líder mundial, de acordo com a empresa.

Stefan Romedahl, presidente da área de negócios de Minas, Boliden, disse que a automação de caminhões de transporte em Aitik está garantindo que a mina permaneça na posição de mina de cobre mais produtiva do mundo, enquanto continua a fornecer cobre com desempenho climático líder da indústria.

Além dos aspectos técnicos, o projeto incluirá um treinamento aprofundado do pessoal da mina, tanto para as funções atuais quanto para as novas. A expectativa é que o ambiente de trabalho se torne mais seguro e atraente com a introdução da automação, acrescentou Boliden.

Juntamente com a automação, a Boliden também está investindo em operações de auxílio de trole na Aitik, onde tem planos de implantar mais de 10 caminhões em cerca de 3,5 km de linhas de troles elétricos.

Komatsu 930E-5

O caminhão de mineração 930E-5 da Komatsu oferece uma carga útil de 320 toneladas. A potência do motor SSDA16V160 de estágio duplo com certificação final Tier quatro da EPA dos EUA é de 2700 GHP.  O peso bruto do veículo é de 1150000 lb (521.640 kg).

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

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