27 de maio de 2024

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MB Arocs no Brasil

Mercedes-Benz lança o Arocs 8×4 e eleva o patamar de força, robustez e tecnologia de caminhões off-road no Brasil. Sucesso na Europa, modelo na pré-venda já teve 200 unidades comercializadas com as primeiras entregas ocorrendo ainda em 2021

Em coletiva online para a imprensa especializada a Mercedes-Benz apresentou o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante que vem, segundo a montadora, revolucionar as operações fora de estrada no Brasil. Veículo é especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

Com cabina global da família Arocs, o ‘bruto’ tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – Peso Bruto Total – e 150 toneladas de CMT – Capacidade Máxima de Tração, conforme as condições de operação. É um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

O lançamento chega ao mercado com um trem de força potente, robusto e resistente, conforme a MB. O motor é o Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, que oferece potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm. O câmbio totalmente automatizado é o PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, que foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. Com inteligência embarcada, destaca-se pela troca de marchas mais rápidas e eficientes.

A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção.

Este câmbio se caracteriza pela alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, o que resulta em mais praticidade e segurança nas partidas de rampa.

“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes”, ressalta.

Com muita força e muita robustez, o Arocs foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Conforme Leoncini, mesmo sob temperaturas extremamente altas ou baixas, o veículo mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.

“Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes. Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também: as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas”, destaca Leoncini.

Ainda segundo o executivo, o Arocs 8×4 é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que era atendido, até pouco tempo, com o Actros 4844 8×4 “Ele será a nova referência no Brasil em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade. Aliás, mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano”, diz o vice-presidente.

De acordo com Ari Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o Arocs chega ao país consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados.

“Aqui, ele ganha uma série de características específicas para atender o Brasil e outros países com condições extremas de operação fora de estrada como as nossas, porque também será exportado, a partir do ano que vem para a América Latina e outros continentes (Ásia e África, em especial)”.

Conforme Ari de Carvalho, o Arocs irá oferecer aos clientes a maior disponibilidade e a maior produtividade por tonelada do seu segmento. “A partir de pedido dos clientes, chegamos a essa solução eficiente e rentável. Se nos 65 anos de estrada no Brasil os nossos caminhões ganharam fama de ‘pau pra toda obra’, feitos para todas as operações e necessidades, o Arocs não só reforça como amplia essa enorme capacidade e, o que é melhor, em qualquer terreno”, diz ele.

“Onde há carga muito pesada para transportar, lá estará o Arocs dando show de performance, com tecnologia, segurança e muito conforto para os motoristas”, completa o diretor de vendas.

Trem de força

O Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas apresenta três modos de operação: Economy – Condições de uso leve, com piso bom e trecho plano. Exemplo: caminhão vazio. Neste caso, as trocas de marcha buscam melhor consumo de combustível.

O segundo é o Standard – Condições de uso intermediário, com pavimento bom e rampas suaves com caminhão carregado. As trocas de marcha também buscam melhor consumo de combustível.

O terceiro modo é o Power Off-road – Condições e uso severo, pavimento com baixa aderência, rampas íngremes e caminhão carregado. Permite maior controle do veículo por meio do pedal do acelerador.

A tomada de força com rotações mais baixas do motor assegura menor tempo de basculamento da caçamba. Como decorrência, otimiza o descarregamento do caminhão.

O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, garante a força já amplamente reconhecida no mercado. A robustez está refletida na capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.

Embreagem

A robustez do Arocs 8×4 também está presente em elementos como a embreagem bidisco de 440 mm, com torque máximo de até 3.300 Nm, solução consagrada na mineração. A espessura de cada disco é de três mm. Essa embreagem oferece longa vida útil e mais disponibilidade do veículo, ou seja, mais rentabilidade para o cliente.

Suspensão

A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de quatro lâminas assimétricas, com capacidade de carga de nove toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade de carga e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção.

As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores.

Já a suspensão traseira foi otimizada para garantir a máxima durabilidade e confiabilidade. Ela conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura. Oferece melhor estabilidade, maior rigidez e, portanto, vida útil mais longa. Também dispõe de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação. As suspensões independentes têm fixação com “jumelo”.

Pneus OTR  

Ainda com foco em robustez, o Arocs vem equipado com pneus OTR vocacionados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas.O para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. O sistema elétrico foi preparado para ambientes agressivos, estando protegido dos impactos naturais de pisos irregulares.

Segurança

O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico.

Esse basculante extrapesado oferece proteção contra comprometimento funcional ou danos aos componentes do freio devido à sujeira, produtos a granel e outros, uma vez que o design fechado evita a entrada de detritos ou sujidades.

O sistema de freio eletrônico conta com ABS e ASR. Isso traz maior segurança de direção graças à distância de frenagem otimizada em comparação com os sistemas de freios convencionais. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives.

A alta confiabilidade do sistema deve-se ao monitoramento constante do freio de serviço e seus componentes com sistema de alerta em caso de falha. Isso resulta em tempo minimizado na oficina ou para manutenção por meio do desgaste harmonizado da lona do freio, distribuição de energia do freio controlada por desgaste e armazenamento de falhas para diagnóstico rápido.

O Arocs assegura ainda um alto nível de dirigibilidade, uma vez que o ASR controla seletivamente a força de tração nas rodas motrizes ao dirigir em solo escorregadio. Resultado: desgaste reduzido e custos de manutenção menores.

O caminhão conta com freio de estacionamento eletrônico e função Hold. De fácil manuseio, essa função é ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. Pode ser desativada pelo motorista por meio de tecla. A função é liberada assim que o pedal do acelerador é operado novamente. O Hold é ativado automaticamente quando o motor é desligado e também pode ser ligado e desligado por meio de alavanca na cabina.

Um diferencial do freio de estacionamento eletrônico é o seu acionamento automático ao abrir a porta do caminhão com o veículo parado. Esse sistema garante maior segurança à operação.

Atendendo pedidos dos clientes, o veículo conta com retarder a óleo. Essa solução é outro diferencial de mercado da Mercedes-Benz. Em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm, destacando-se por mais segurança e menos manutenção.

Tanques

Os tanques de combustível de 400 litros e de Arla de 25 litros são fabricados em material plástico de alta resistência. Suportam pequenos impactos sem sofrer ruptura e sem deformações residuais. Também a pedido dos clientes, eles estão instalados do mesmo lado do caminhão, facilitando as operações nas condições severas da mineração.

Design

A cabina global da família Arocs se destaca pelo design arrojado, que realça a imagem de força do extrapesado off-road. A grade dianteira é única no portfólio da marca, com quatro aletas e dois spoilers laterais. Pelo fato de ser um caminhão alto, na versão brasileira foi incluído um degrau extra flexível para a cabina, o que garante mais conforto de acesso para o motorista.

Entre as características externas da cabina incluem-se: espelho frontal, espelho de rampa, degrau móvel no sentido longitudinal e transversal, para-choque tripartido (facilidade no reparo e baixo custo de manutenção), tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, saída dos gases de escape pela lateral e talas de fixação da báscula no chassi.

Alguns itens da cabina são específicos para operações off-road: para-sol externo, caixa do espelho em cinza fosco, espelho de aproximação, tampa de acesso externo ao compartimento de ferramentas, degrau e corrimão de acesso à báscula (opcional), janela na parede traseira, cobertura dos degraus, para-choque com cantos em aço e protetores de faróis, pino para reboque, protetor do cárter, mosquiteiro na frente do radiador, isolamento de ruído e bandeja contra poeira no motor.

A cabina recebe cinco camadas de pintura para maior proteção contra corrosão e impactos, condições típicas das severas operações fora de estrada.

Interior

A cabina do Arocs oferece muito espaço interno e conforto para o motorista, com a robustez necessária para serviços pesados: dentro da boleia são 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm. Foi desenvolvida com o conceito de célula de sobrevivência e atende à norma ECE-R29. Ou seja, mais segurança para o motorista.

São muitos os destaques internos da cabina: painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado.

Para maior comodidade do motorista, a cabina vem equipada ainda com rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros).

Faróis

O Arocs vem equipado com faróis halógenos (baixo, alto e de neblina), DRL em LED com acendimento automático, lanterna traseira em LED com aviso sonoro de marcha à ré, luz indicadora de posição, conjunto óptico de lâmpadas H7 long life para serviços pesados, grades de proteção contra impactos para menor demanda de manutenção e mais disponibilidade para o trabalho e capa protetora em policarbonato.

O sistema elétrico conta com chicotes com tubos fechados projetados e testados para ambientes off-road. Isso garante maior resistência e durabilidade. Os tubos são do tipo “zíper” nos ramais principais e os conectores contam com capas.

Quadro do chassi

O quadro do chassi do ‘bruto’ é robusto e mais elevado, assegurando uma maior distância em relação ao solo. Com design modular, se destaca pela facilidade na implementação de carroçarias e instalação de equipamentos.

Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), o Arocs se caracteriza pela alta capacidade para trafegar em terrenos acidentados. Os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos.

A longarina com espessura de nove mm se destaca pela maior resistência e menor peso. O chassi do Arocs vem com consoles para otimizar o processo de encarroçamento e com furação da longarina padronizada para maior facilidade na fixação da carroçaria, sem retrabalhos adicionais. O chassi também garante fácil acesso às conexões e as tomadas de força podem ser com ou sem flange.

Ofertas

Com a chegada do Arocs, a Mercedes-Benz promete revolucionar o portfólio de produtos e serviços, subindo vários degraus na oferta de soluções focadas para operações fora de estrada.

“Nosso objetivo é que o cliente alcance mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Onde quer que o cliente precise, nós, da Fábrica e da Rede de Concessionários, estaremos ao seu lado para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road”.

De acordo com Silvio, a Mercedes-Benz irá oferecer aos clientes do Arocs a possibilidade de uma loja de peças in company e agregados em stand-by. “Outra grande novidade é o Truck OFF Center. Nós poderemos levar uma estrutura de peças e serviços do concessionário para dentro das instalações dos clientes, próximo de onde os caminhões irão operar. Isso é essencial em locais afastados, típicos da mineração, por exemplo”.

Para dar ainda mais opções aos clientes, a Mercedes-Benz oferece a alternativa de oficina ou mecânico dedicado em suas instalações. Nesse serviço, poderá ser utilizada a avançada ferramenta dos Óculos de Realidade Virtual. Assim, o especialista do concessionário pode contar com consultoria online da fábrica para uma prestação de serviço mais assertiva e em tempo real.

Outra facilidade já consagrada no portfólio de serviços da marca é o Plano de Manutenção BestBasic, que, no caso do Arocs, traz o diferencial de contrato em horas.

Entre as soluções da montadora para o mercado, também disponíveis para caminhões off-road, destacam-se também o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas, a consultoria gerencial para medir os principais KPIs comuns a esse segmento e a literatura técnica de peças.

“O Arocs chegará ao mercado com o menor TCO (custo operacional total) entre seus principais concorrentes e com potencial enorme de ganhos econômicos para os clientes”, diz Silvio Renan.

“A manutenção preventiva, por exemplo, demandará menos tempo e menor custo. Para se ter uma ideia, o tempo de manutenção de um veículo da concorrência é 2,5 vezes maior. E teremos 49% menos paradas para manutenção. Serão 22 paradas a menos do que os caminhões da concorrência”, completa.

Silvio destaca que o Arocs, portanto, é mais um investimento com retorno garantido que a Mercedes-Benz traz para o mercado. “E com muitas vantagens para os clientes, a partir da solução completa dentro da nossa marca”, conclui Silvio Renan. O Arocs, que já está sendo comercializado, tem preço de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

Dados técnicos

Motor  OM 460 LA

Potência          510 cv @ 1.800 rpm

Torque 2.400 Nm @ 1.100 rom

Câmbio automatizado            PowerShift G340 de 12 marchas

Embreagem     Bidisco de 440 mm

Distância entreeixos (1º e 3º eixos)    4.550 mm

Distância entre os eixos dianteiros    2.000 mm

Distância entre os eixos traseiros       1.450 mm

Balanço traseiro          800 mm

Comprimeito total      8.217 mm

Altura (descarregado)            3.700 mm

Largura           2.508 mm

Raio de giro    10,75 m

Círculo de viragem (parede a parede)           21,30 m

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br