27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Ônibus novos em Salvador

Unidades do modelo OF 1721 com suspensão metálica foram adquiridas pelas empresas Ótima Transportes e Plataforma Transportes. Veículos da Mercedes-Benz vão operar por todo o município da Bahia, sendo compatíveis com as demandas da cidade

A Mercedes-Benz do Brasil irá fornecer 169 ônibus urbanos para renovação de frota em Salvador, capital da Bahia. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Ótima Transportes e Plataforma Transportes e têm a previsão de entrarem em operação ainda neste mês.

Os chassis são do modelo OF 1721 e vão operar por todo o município. Com suspensão metálica, todos os veículos têm preparação para ar condicionado, atendendo à legislação deste processo de renovação de frota, sendo 92 unidades para a Ótima Transportes e 77 para a Plataforma Transportes.

“É uma grande conquista para a Mercedes-Benz ter sido novamente a marca escolhida para o fornecimento de ônibus em Salvador”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A performance de nossos produtos, serviços e custo operacional foram fatores determinantes na negociação de 2019 e, agora, com muito orgulho, estaremos entregando mais 169 ônibus este ano”.

Rogério Braga, diretor presidente da Ótima Transportes, tem uma parceria de longa data com a Mercedes-Benz, desde a década de 1990. Ele afirma ter muita confiança nos ônibus da marca e na qualidade dos produtos. “Com boas condições para compra, manutenção barata, assistência de pós-venda completa, baixo custo operacional e de consumo de combustível, encontramos na Mercedes-Benz os veículos ideais para a nossa operação”, diz o executivo. “Hoje, de um total de 960 carros na minha frota, mais de 85% carregam a estrela”. 

Segundo Filipe Queiroz de Souza, diretor da Plataforma Transportes, sua empresa tem um bom relacionamento com a montadora há mais de duas décadas. “Escolhemos os veículos da marca por apresentarem grande reconhecimento e alto valor de revenda no mercado, além de baixo custo operacional e melhores índices de consumo de combustível. De uma frota composta por 776 ônibus, 40% dos meus veículos são da Mercedes-Benz”.

Todos os ônibus contaram com o financiamento do Banco Mercedes-Benz durante as negociações. No caso da Ótima Transportes, 52 unidades foram financiadas pela modalidade Refrota, enquanto as outras 40 tiveram a participação do Finame. A Plataforma Transportes, por sua vez, teve o aporte do Refrota para o financiamento de 47 ônibus e do Finame para os outros 30 veículos restantes.

Modelo de ônibus mais vendido do Brasil, considerando todas as categorias de urbanos e rodoviários, o OF 1721 tem mais de 100 mil unidades vendidas desde 1998, quando sua primeira versão chegou ao mercado. Ao longo de sua trajetória, conquistou presença marcante no transporte coletivo urbano de grandes capitais.

“A preferência dos clientes pelo OF 1721 deve-se a diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, diz Walter Barbosa. “Além disso, o campeão de vendas do segmento de ônibus oferece alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”.

Graças ao êxito de modelos como o OF 1721, a Mercedes-Benz é líder nas vendas de ônibus urbanos no Brasil. De janeiro a setembro, no segmento acima de oito toneladas de PBT, a empresa detém 65% de participação nesse mercado, com 1.954 unidades emplacadas neste ano.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.bt