3 de dezembro de 2023

CARGAS

O site dos transportes

Segurança no trânsito

LafargeHolcim Brasil está intensificando os esforços para conscientizar os motoristas que transportam o cimento, agregados, matéria-prima, concreto, Geocycle e, sobretudo, as pessoas sobre a importância de uma conduta correta e segura no trânsito

A LafargeHolcim Brasil está intensificando os esforços para conscientizar os motoristas que transportam o cimento, agregados, matéria-prima, concreto, Geocycle e, sobretudo, as pessoas sobre a importância de uma conduta correta e segura no trânsito.

O objetivo é oferecer maior segurança aos prestadores de serviço e reduzir o risco de acidentes. Com a pandemia, a companhia desenvolveu uma nova forma de manter contato com os condutores, a campanha online Logística Legal. Quinzenalmente, os motoristas dos caminhões recebem, via WhatsApp, vídeos educativos com temas relacionados à segurança rodoviária. O material fica disponível no Youtube e no site.

“Desde 2011, começamos a realizar palestras sobre segurança rodoviária e temos conseguido ao longo dos anos reduzir os acidentes. Depois, criamos uma premiação para os bons motoristas. Com a pandemia, buscamos uma forma de não perder a proximidade e a integração com os motoristas, por meio do Logística Legal. Estimulamos os profissionais a agirem corretamente na direção, não só quando estão trabalhando para a empresa, mas sempre, porque o foco é a segurança e saúde das pessoas”, explica Jéssica Andrade, coordenadora de monitoramento logístico.

Os vídeos abordam casos reais, trazendo exemplos de incidentes ocorridos em diversas situações. O Logística Legal também criou a possibilidade dos motoristas serem ouvidos através de um campo de interação criado dentro do hotsite, onde é possível participarem de enquetes com perguntas relacionadas ao tema publicado e expor dúvidas, sugestões ou elogios na “caixinha” de opiniões. Além da conscientização dos profissionais que trabalham na ponta, a LafargeHolcim desenvolve um trabalho junto às transportadoras para que todas adotem os mais altos padrões de segurança.

A importância do programa é reconhecida pelos condutores. “A iniciativa foi uma excelente ideia, pois coloca o motorista mais próximo da empresa e do conhecimento sobre segurança no transporte”, afirma o motorista Marcio Francisco Dias.

A campanha Logística Legal alcança via Whatsapp mais de 1.800 profissionais cadastrados na base de dados da companhia, que ainda conta com o apoio das transportadoras no compartilhamento das informações.