Renault Trucks e os elétricos
Montadora francesa expande sua gama de caminhões elétricos para a Europa com o lançamento do D Wide Z.E. de 19 toneladas. Veículo se junta aos modelos D Z.E. e D Wide Z.E. (16 e 26 toneladas, respectivamente), que já são produzidos desde o ano passado
Para se adaptar à grande diversidade das profissões da distribuição urbana e ir ao encontro das necessidades dos seus clientes, que optaram pela eletricidade com a maior precisão possível, a Renault Trucks amplia a sua oferta ao mercado europeu.
A montadora francesa já produz os modelos D Z.E. e D Wide Z.E. 16 e 26 toneladas, produzidas em série desde 2020. Agora, adiciona um D Wide Z.E. de 19 toneladas. O fabricante também oferece uma gama mais ampla de distâncias entre eixos e conectores dedicados a carrocerias refrigeradas.
Equipado com chassis de dois eixos para maior manobrabilidade, o Renault Trucks D Wide Z.E. 19 toneladas prova ser o veículo ideal, segundo a fabricante, para missões de distribuição com temperatura controlada com carga útil otimizada.
Da mesma forma, a Renault Trucks desenvolveu um novo sistema para aumentar a eficiência energética de caminhões 100% elétricos equipados com carroceria refrigerada.
Os modelos D e D Wide Z.E. 16, 19 e 26 toneladas, agora podem ser equipados com a opção de conexão à geladeira, que fornece a energia necessária para o sistema de refrigeração diretamente das baterias de tração de 600 V do veículo.
Finalmente, para maior manobrabilidade, a montadora também enriqueceu a gama de distâncias entre eixos disponível para seu D e D Wide Z.E. variando de 3.900 a 6.800 mm para cobrir mais aplicações e necessidades associadas, em particular de otimizar a distribuição de carga.
Comprometida com uma abordagem de transporte sustentável, a Renault Trucks comercializa uma ampla gama 100% elétrica do mercado desde 2020. Caminhões com qualidade do ar que não emitem nem CO2 nem NOx (óxido de nitrogênio) durante o uso e, portanto, podem circular independentemente das restrições impostas pelos municípios, mesmo durante os períodos de pico de poluição.
Em silêncio, eles acessam os centros das cidades à noite, respeitando o sono dos moradores locais. Dado que os caminhões elétricos Renault Trucks respondem às necessidades de transformação do setor automobilístico, nomeadamente no que diz respeito à transição energética e ecológica.
O Coram (Comitê Diretivo Francês para a Investigação e Mobilidade Automobilística) concedeu à Renault Trucks um subsídio para o desenvolvimento do Renault Trucks D Wide. Z E 19 toneladas e distâncias entre eixos adicionais.
Especificações técnicas
Renault Trucks D Wide Z.E.
– GVW de 19 ou 26 toneladas.
– Distância entre eixos disponível: 3.900 mm, 4.100 mm, 4.300 mm, 4.500 mm, 4.750 mm, 5.250 mm, 5.000 mm, 5.250 mm, – 5.500 mm, 5.800 mm, 6.100 mm, 6.800 mm
– Dois motores elétricos com potência total de 370 kW (potência contínua de 260 kW)
– Torque máximo dos motores elétricos: 850 Nm
– Torque máximo no eixo: 28 kNm.
– Caixa de câmbio de duas velocidades
– Armazenamento de energia: baterias de íon-lítio, 200 kWh e 265 kWh.
– Autonomia real: de 100 km para coleta de lixo, até 180 km para distribuição.
Renault Trucks D Z.E.
– GVW de 16 toneladas
– Distância entre eixos disponível: 4.400 mm e 5.300 mm
– Motor elétrico com potência de 185 kW (potência contínua de 130 kW)
– Torque máximo do motor elétrico: 425 Nm.
– Torque máximo no eixo: 16 kNm
– Caixa de câmbio de duas velocidades
– Armazenamento de energia: baterias de íon-lítio de 200 a 265 kWh
– Autonomia real: até 400 km
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br