26 de julho de 2024

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Aumentando o lucro

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Três dicas fundamentais para que transportadoras cresçam suas receitas. Aposta em treinamento, consultoria e tecnologia têm se mostrado um excelente caminho para que empresas do setor reduzam os custos operacionais e aumentem o lucro através de uma melhoria da gestão

Com os desafios vivenciados em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, como a variação nos preços de combustíveis, insumos e pneus, o setor de transportes de cargas tem buscado no mercado soluções que possam agregar mais economia e aumento da rentabilidade em suas operações.

Flávio Batista, CEO da FB Consult – empresa especializada em consultoria em gestão de transportes – e criador do método “Transportadoras Lucrativas”, tem acompanhado de perto o cenário de transporte de cargas no Brasil e em vários países do mundo.

Ele observa que, cada vez mais, é preciso aprimorar a gestão, desde as finanças até a logística, pois, já que não há como conseguir aumentos de frete na proporção que o transportador precisa, deve haver a busca pela excelência nos setores que estão sob o controle da empresa, para que o negócio possa ser viável.

“Por 13 anos trabalhei em multinacional e transportadora e aprendi a entender onde estão os gargalos que muitas vezes aumentam os custos, diminuem a produtividade e, claro, diminuem o lucro”, conta o CEO da FB Consult.

Flávio há mais de 20 anos tem ajudado empresas de transportes a melhorar a sua rentabilidade e lucratividade através do aprimoramento da gestão de negócios a partir da capacitação dos profissionais e buscas por melhores resultados e performances, com base em dois pilares principais: treinamento e consultoria especializada.

Dicas

Reduzir custos e aumentar a produtividade é fator fundamental, segundo Flávio Batista, para que empresas do setor de transportes possam equilibrar seu orçamento e aumentar a lucratividade. Por isso, o especialista passa algumas dicas práticas de como potencializar os negócios na indústria do transporte.

A primeira é investir na estratégia, pois segundo Flávio, é ela que define a estrutura. O CEO da FB cita este conceito importante e que, para ele, pode definir o quão mais rápido uma empresa atingirá o sucesso.

“Definir que tipo de cliente a empresa quer atender e montar uma estrutura congruente é um dos fatores críticos de sucesso para o negócio. A estrutura física, de pessoal, tecnologia e processos de gestão que a empresa irá adotar deve ser baseada no tipo de cliente e mercado que vai atuar”, relata.

O segundo passo, conforme o especialista é focar ter a equipe certa, pois atrair, captar, capacitar e reter talentos são pontos-chaves para se montar uma equipe que viabilizará uma “Transportadora Lucrativa”.

O executivo explica que tudo precisa ser trabalhado com o suporte do time de marketing e deve apresentar ao mercado a oportunidade. “A captação é a hora de trazermos profissionais que comunguem dos mesmos princípios e valores da transportadora, além, obviamente, de ter as competências técnicas para o cargo”.

A capacitação, ainda de acordo com o especialista, é ter um plano de desenvolvimento individualizado para garantir que o profissional tenha as competências técnicas e emocionais para o trabalho e, por fim, ter estratégias de retenção que passam por planos de cargos e salários, clima organizacional e endomarketing.

A terceira questão diz respeito à tecnologia de gestão, que é primordial. “Deve ser realizado o investimento em tecnologia de gestão de frotas. Este tem sido um dos principais entraves que retardam os processos de consultoria. Observei várias vezes que muitas empresas não atingiram seu potencial por usarem sistemas obsoletos e ineficazes de gestão de frotas. A revolução tecnológica chegou com força no setor de transportes de cargas”, observa o CEO da FB Consult.

Por se tratar de um nicho específico de mercado, é necessário que as empresas de transportes busquem soluções desenvolvidas especificamente para a gestão de frotas.

“As transportadoras precisam de softwares e serviços personalizados, de soluções que integrem a parte de manutenção, fiscal, logística e estoque e permitam ao administrador ter um overview de toda a operação. Assim é possível reduzir custos”, afirma Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana que desenvolve softwares para transportes há mais de 20 anos.

A empresa disponibiliza o Gestão de Frotas: uma plataforma que auxilia no controle de variáveis essenciais no transporte e diretamente ligadas a quase 70% dos custos totais – pneus e combustível. Além disso, há sistemas customizados, como o ERP, com vários módulos que integram a parte fiscal, financeira, controle de estoque, logística, compras e até mesmo gestão de pessoas.

“Na Gestran integramos os nossos softwares à ferramenta Power BI da Microsoft, que permite a análise e o cruzamento de dados sem a necessidade de planilhas ou trabalho manual. Assim, é possível avaliar uma série de variáveis que certamente levará os gestores a melhores tomadas de decisão”, diz Paulo Raymundi.

Recentemente, a Gestran e a FB Consult firmaram uma parceria estratégica para ampliar os serviços prestados. O objetivo com a parceria é que ambas as empresas possam oferecer aos seus clientes serviços e tecnologias de alta qualidade e já validados pelo mercado.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

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