Novos chassis Volvo
Montadora sueca apresenta nova geração de seus chassis de ônibus rodoviários (para a América Latina) para longas distâncias. Veículos prometem 5% de economia de combustível
A Volvo apresentou os novos chassis B420R+ e B450R que vêm com nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de aceleração inteligente. Conjugados, esses recursos garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. Aprimoramento do sistema de segurança ativa, novas funcionalidades do App Volvo Bus Connect e condições especiais de financiamento pelo Banco Volvo completam o pacote de novidades da montadora.
Os novos chassis são destinados para rotas extensas, que usam versões doble decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv.
O software de controle do motor foi aprimorado para as condições de topografia, carga e condução do Brasil. Chamada de aceleração inteligente, essa tecnologia da Volvo proporciona redução expressiva no consumo de diesel, um dos mais importantes itens na planilha de custos do transportador.
“A Volvo inova mais uma vez com soluções que mantêm sua plataforma de chassis rodoviários na vanguarda do setor de transportes de passageiros. Estamos apresentando produtos ainda mais modernos e com melhor desempenho para a rentabilidade do transportador”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Segundo Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil, com tecnologias sempre inovadoras, os dois modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários. “Sempre buscamos soluções que ofereçam mais eficiência na operação, mais segurança e conforto, mantendo os altos níveis de qualidade da marca”, diz Paulo.
“Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses na América Latina.
Nova I-Shift
Outra boa novidade é uma nova versão da consagrada transmissão I-Shift. Com novo software, as trocas estão ainda mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho e o conforto em marcha. “Conjugados, o novo software do motor e a nova I-Shift podem trazer até 5% de redução no consumo, dependendo do trecho e condições de operação”, afirma Prosdócimo.
Ainda no motor, os novos B420R+ e B450R+ trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR), com sistema de dosagem de Arla32 atualizado. O dispositivo ganhou novo módulo de comando, além de nova bomba e injetores. As mudanças seguem um padrão adotado na linha de caminhões Volvo, simplificando a manutenção e reduzindo custos operacionais.
Bus Connect
Houve avanços também na arquitetura eletrônica dos veículos, que estão ainda mais conectados. Com isso, o Volvo Bus Connect aplicativo de celular que ajuda o operador a gerir a frota, ganhou novas funcionalidades.
Remotamente é possível acompanhar o desempenho de cada veículo, visualizando o consumo de diesel, tempo de condução na faixa econômica de rotações, tempo em marcha lenta etc. Com esses dados, é possível implementar melhorias, treinando os motoristas com base em números concretos. O App Volvo Bus Connect é gratuito e está disponível para download nas lojas Play Store e Apple Store.
Os chassis ganharam um novo volante. Forrado em couro, tem agora 50 cm de diâmetro, ergonomicamente projetado para proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir.
A nova geração de chassis traz ainda um tacógrafo digital. É um avançado equipamento com menor custo de operação, memória interna de até sete dias de gravação, que garante maior conforto ao motorista e mais praticidade graças ao armazenamento digital.
Segurança
Agora, os novos B420R+ e o B450R+ podem ter o Sistema de Segurança Ativa (SSA) da Volvo mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido. A última geração do SSA traz um conjunto de tecnologias que ajudam a evitar acidentes, como “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. Além disso, os chassis vêm de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios eletrônicos a disco (EBS) e sistema antitravamento (ABS).
Crédito
No lançamento, os transportadores que adquirirem os novos B420R+ e o B450R+ terão um suporte extra do Banco Volvo, com uma inédita linha de crédito com prazos de até 66 meses e carência de até seis meses, para começarem a pagar somente a partir de 2022. As modalidades de financiamento são o Finame TLP, que tem parcelas variáveis, e o Finame TFB, que tem parcelas fixas do início ao final do contato.
Bruno Castilho