20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

MB lança chassi elétrico

Montadora alemã ingressa na era da eletromobilidade com o primeiro ônibus elétrico da marca no Brasil. Indicado para aplicação urbana, o eO500U chega ao mercado em 2022

A Mercedes-Benz apresentou em coletiva on-line com a imprensa o eO500U, seu primeiro chassi de ônibus elétrico, veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. A montadora alemã, que completa 65 anos de Brasil em 2021, entra de vez na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil.

O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 da consagrada linha O 500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia chegará a 250 km, a maior entre ônibus elétricos no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros deste segmento, conforme a montadora.

Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força trará para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando três horas de duração para a recarga completa.

O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 65 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte e, agora, de encontro às demandas dos nossos clientes e da sociedade, acrescentaremos ao nosso universo de multissoluções a tecnologia elétrica”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O executivo informa ainda que os ônibus dividem espaço nas grandes cidades com automóveis e pessoas, bicicletas, motos e outros meios de locomoção. “Esses lugares estão sendo preparados para receberem novas tecnologias para a mobilidade, levando em consideração a eficiência, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental”, diz.

Segundo Deppen, com essa novidade, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global do Grupo Daimler de práticas de ESG – sigla em inglês que representa ações Meio Ambiente (Enrivonmental), Ações Sociais (Social) e de Governança Corporativa (Governance).

“Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que teremos pela frente”, afirma Karl Deppen.

Conforme o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, para que os benefícios tecnológicos aplicados à mobilidade urbana sejam agregados ao desenvolvimento social e econômico das cidades é imprescindível que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação dos veículos elétricos.

“De nossa parte, destinamos cerca de R$ 100 milhões ao projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022”, informa.

“Estou confiante que, juntos, os nossos times os nossos parceiros estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade brasileira, apoiados na ampla experiência que o Grupo Daimler acumula em outros mercados. Além disso, a Mercedes-Benz do Brasil é o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus da marca. Ou seja, temos uma expertise sólida nesse segmento de veículos. Seguimos trabalhando para todos que movem o mundo. E com muita energia, estamos novamente fazendo história no Brasil”.

De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, mais do que lançar um novo produto no Brasil, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da companhia na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. “Nessa entrada na era da eletromobilidade, daremos todo o suporte necessário para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios”.

A gama de serviços incluirá uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com ônibus elétricos.

“Junto com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, afirma Roberto Leoncini.

“Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, tanto brasileiros como os latino-americanos que também vão entrar nessa nova era conosco, sempre, visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”, completa.

Ainda segundo Leoncini, ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano no próximo ano, como também aos países da Europa e da Oceania, o eO500U atenderá às especificações de cada país, inserido no contexto de multissoluções globais da marca. “Além do elétrico, a Mercedes-Benz seguirá apostando em alternativas, como os biocombustíveis Biodiesel e HVO, que também podem auxiliar na redução de CO2. Além disso, o diesel, cujo uso é maioria em frotas no Brasil e no mundo, já vem apresentando alto potencial de melhorias em eficiência, consumo e redução de emissões”, relata.

De acordo com o executivo, o segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. “Temos muito orgulho em dizer que este é um produto do Brasil para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana. Temos uma visão clara da nossa responsabilidade com nossos clientes, colaboradores e fornecedores, assim como com a sociedade brasileira”.

Desenvolvimento

O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira, tendo sido amplamente testado na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos.

“São, justamente, todos esses processos pelos quais submetemos os nossos produtos e que consolidam a confiança do mercado na nossa marca. Unimos a experiência do nosso time de eletromobilidade na Europa com o nosso entendimento da voz dos clientes sobre a realidade do Brasil”, afirma Roberto Leoncini.

“Experiência, tecnologia e paixão pela inovação fizeram a Mercedes-Benz chegar até aqui, na liderança do segmento de ônibus há 65 anos. Uma trajetória icônica na história do setor automotivo nacional”.

Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, declarou que o eO500U é uma solução que reforça o compromisso da marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

“Esse é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a expertise da nossa equipe de engenharia e desenvolvimento. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil e em outros países”, finaliza Walter.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br