19 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

BYD: mil elétricos na Escócia

Ônibus de emissão zero faz parte de parceria realizada com a empresa Alexander Dennis Limited, no Reino Unido, desde 2015, e que se transformou no principal fabricante de ônibus da região

À medida que a transição para a mobilidade de emissão zero acelera no Reino Unido, a BYD UK entregou sua milésima unidade do ônibus elétrico BYD ADL Enviro400EV de dois andares para a empresa escocesa Stagecoach Bluebird. O veículo faz parte de uma parceria com a empresa ADL (Alexander Dennis Limited) que se transformou no principal fabricante de ônibus elétrico do Reino Unido, e que se transformou no principal fabricante de ônibus com esta tecnologia da região.

Essa unidade entregue é a última de uma frota de 22 pedidos dos ônibus com comprimentos de 10,8m solicitados pela Stagecoach para os serviços da cidade de Aberdeen. O negócio segue a concessão de financiamento do governo da Escócia por meio do Programa de Ônibus de Ultra-Baixa Emissão Escocesa e que ajuda as empresas de ônibus a investirem em veículos elétricos e infraestrutura.

As vendas dos modelos de dois andares do BYD ADL Enviro200EV e BYD ADL Enviro400EV estão acelerando, principalmente, com a postura do Governo local. A Escócia estabeleceu uma meta para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2045, enquanto a Stagecoach anunciou recentemente que tem como objetivo uma frota de ônibus com emissões zero até 2035.

“Estamos felizes em fazer parte desta parceria de sucesso, que vai ao encontro do desejo do Reino Unido por ônibus elétricos de emissão zero. Esta entrega importante à Stagecoach Aberdeen demonstra como os nossos ônibus estão se tornando a marca de ônibus elétricos escolhida por muitos operadores. Isso é resultado de nossa experiência e de muita tecnologia”, destaca Frank Thorpe, diretor-geral da BYD UK.

A BYD UK foi fundada em Londres, em março de 2013, e mudou-se para Iver, Buckinghamshire, Inglaterra, cinco anos mais tarde. Além de ônibus elétrico, a BYD local busca fornecer aos clientes britânicos novas soluções energéticas, que incluem veículos elétricos, baterias recarregáveis, painéis solares, sistemas de armazenamento de energia, transporte ferroviário e outros novos produtos energéticos.

No Brasil

A BYD é líder global de vendas de ônibus elétricos e já entregou mais de 60 mil unidades pelo mundo. No Brasil, a empresa também atua nesse segmento e oferece chassis de ônibus 100% elétricos que ganharam carrocerias feitas pelos parceiros locais. Os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%.

Na média, cada ônibus comum a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico evita a emissão de 110 ton/ano de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo (Considerando 72.000 km rodados/ano).

Sua experiência com o mercado brasileiro teve início em 2015, quando entregou dez unidades em Campinas (SP), inaugurando a primeira frota de ônibus elétricos no Brasil. No ano seguinte, na mesma cidade paulista, abriu as portas de sua unidade para montagem de chassis de ônibus 100% elétrico. A fábrica do interior de São Paulo tem capacidade de produção de 720 chassis por ano, podendo aumentar para até 1.440 ao ano.

No Brasil, seus ônibus elétricos estão em operação em 15 cidades. Recentemente, a BYD forneceu 12 ônibus elétricos para a cidade paulista de São José dos Campos. Os veículos têm 22 metros de comprimentos e podem transportar até 170 passageiros.

“Nunca houve um momento mais importante para tomar medidas para enfrentar a emergência climática e desempenhar um papel em ajudar o nosso planeta. Este marco na Escócia demonstra o incrível ritmo no qual a transição para a mobilidade de emissão zero está acontecendo. Aos poucos, o Brasil também vem seguindo esse caminho”, destaca Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br